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Coach Executivo Certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching

terça-feira, 19 de outubro de 2010

VOCÊ É UM HIGH POTENCIAL?

A Anatomia de um High Potencial
Baseado no artigo de Douglas A. Ready, Jay A. Conger, e Linda A. Hill


Líderes estão constantemente se questionando sobre você. Vejamos como eles respondem certas perguntas com um “Sim!”.

Alguns funcionários são mais talentosos do que outros. É um fato da vida organizacional que poucos executivos ou gerentes de RH discordam. O ponto de maior debate é como tratar as pessoas que parecem ter um potencial maior. Os opositores do “tratamento especial” discutem que todos os funcionários são talentosos de alguma forma, e, portanto, todos deveriam receber iguais oportunidades de crescimento. Devotar uma quantidade desproporcional de energia e recursos a uns poucos escolhidos pode fazer com que você não perceba as potenciais contribuições de muitos. E o conflito de opiniões não para por aqui. Alguns executivos dizem que sua lista de high potentials – e o processo usado para criar tal lista – deve ser um segredo guardado a sete chaves. Afinal de contas, por que diminuir a motivação dos quase 95% de funcionários que não estão na lista?

Você deve dizer a um funcionário que ele é um high potential?

Nos últimos 15 a 20 anos, temos estudado programas para líderes high potential. Recentemente, pesquisamos 45 empresas pelo mundo afora, e perguntamos como elas identificam e desenvolvem pessoas. Entrevistamos dezenas de executivos de RH dessas companhias para adquirir maior conhecimento sobre como eles lidam com os high potentials e quais os critérios usados para que eles fiquem ou entrem na lista.

Depois, orientados pela informação dada pelos líderes de RH, nos reunimos e entrevistamos gerentes que foram considerados “astros em ascensão”.
A nossa pesquisa deixou claro que uma lista de high potentials existe, seja formal ou informalmente. Dentre as companhias pesquisadas, 98% disseram expressamente que identificam high potentials. Quando recursos estão sendo controlados, as companhias colocam um foco desproporcional no desenvolvimento de pessoas que são consideradas futuros líderes dentro da organização.
Portanto, você pode estar se perguntando: “Como posso ingressar nesta lista de high potentials?” Esse artigo pode ajudá-lo a começar a responder esta pergunta. Considere-o como uma carta enviada aos milhões de funcionários inteligentes, competentes, trabalhadores e confiáveis que estão progredindo dentro de suas carreiras, com um certo grau de satisfação, mas que ainda procuram saber como chegar onde realmente desejam estar. Comentaremos as qualidades específicas dos gerentes que foram considerados high potentials pelas suas companhias.

A ANATOMIA DE UM HIGH POTENTIAL

Vamos começar com nossa definição de um high potential. Companhias têm definições diferentes ou podem até nem fazer distinções oficiais entre os high potentials e os demais funcionários. Contudo, nossa pesquisa mostrou que companhias tendem a considerar que 3% a 5% de seus funcionários são high potentials, de acordo com a seguinte definição:
“High Potentials performam melhor do que seus pares, consistente e significativamente, numa grande variedade de cenários e circunstâncias. Enquanto alcançam níveis superiores de performance, demonstram comportamentos que refletem a cultura e os valores da companhia de forma exemplar. Além disso, demonstram uma enorme capacidade para crescer e ser bem-sucedidos no decorrer de suas carreiras dentro de uma organização – mais rápida e eficientemente do que seus pares.”
Essa é a anatomia básica de um high potential. Entrar para este grupo de elite começa com três elementos essenciais.

Entregar Resultados Excelentes – Com Credibilidade

Fazer números é importante, mas não é o suficiente. Você nunca entrará para a lista dos high potentials se não performar com excelência ou se seus resultados vierem em detrimento de outra pessoa. Competência é a qualidade básica da alta performance. Contudo, você precisa provar sua credibilidade. Isso significa mostrar-se responsável e confiável perante seus colegas, conseguindo assim, influenciar positivamente um grande número de stakeholders.

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