O Valor do Coaching Corporativo
Atualmente, as decisões corporativas têm que ser racionais, precisas e objetivas. Se algum dinheiro for gasto, a receita aumentará? Os custos serão reduzidos? A produtividade crescerá? A maioria das decisões é tomada com base em números.
Surpreendentemente, meros 12% dos profissionais de RH possuem um processo formal de medição para o ROI*. Um monitoramento formal do ROI com Coaching foi realizado nos últimos anos. A quantidade de dinheiro gasto com Coaching é significativo e está aumentando. Em números crescentes, os coaches e profissionais de RH afirmam que os coaches comprometem-se com “pessoas que precisam desenvolver liderança.” Logo, temos uma indústria que cresce, coaching direcionado para líderes emergentes, e parece que ninguém está registrando o ROI.
A Fórmula Sherpa de ROI funciona assim:
1. Estima-se o valor total na resolução de uma questão:
Ex: Evitou-se um custo de “turnover” em R$ 65 mil.
Aumentou-se a produtividade em R$ 45 mil.
Benefício total: R$ 110 mil.
2. Multiplica-se o percentual de melhoria atribuída ao coaching (nesse exemplo, 50%)
Benefício do Coaching R$ 55 mil. (metade de R$ 110 mil)
3. Fator em nosso grau de confiança encontrada em nossas estimativas:
(nesse exemplo, temos 80% de certeza que nossas estimativas nos passos 1 e 2 estão corretas)
Benefício do Coaching ajustado: R$ 44 mil (R$ 55 mil X 0.8)
4. Subtrai-se o custo do Coaching (digamos R$ 18 mil)
Benefício Líquido: R$ 26 mil.
5. Calcula-se o ROI: Dividindo o Benefício Líquido (Passo 4: R$ 26 mil) pelo custo do Coaching (R$ 18 mil) = ROI = 26/18 = 1.44 ROI = 144%
*Fonte: Sherpa Executive Coaching Survey 2008
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