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Coach Executivo Certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A Chave para um Business Coaching Eficaz

O Business Coaching deixou de ser um modismo e tornou-se fundamental. Líderes e organizações passaram a entender o quão valioso ele pode ser, e estão acrescentando “a habilidade de coachear e desenvolver os outros” à crescente lista de competências que são exigidas para qualquer gestor. Na teoria, isso significa mais desenvolvimento dos funcionários, conduzido de forma mais eficiente. Poucos gestores sabem fazer o coaching funcionar.
Segundo uma Pesquisa de 2010, conduzida por um Conselho de Coaches Executivos, 63% das organizações usam alguma forma de coaching interno, e 50% das restantes planejam fazer o mesmo.
Como muito pouco tempo é dedicado ao coaching, organizações precisam ter certeza de que seus gestores sabem conduzi-lo de forma correta. Para melhorar a qualidade e o impacto dos esforços de coaching, é necessário dar aos gerentes informações de como fazer coaching com seus subordinados diretos. Para que o coaching seja eficaz, esses subordinados precisam saber porque estão recebendo coaching e quais ações específicas eles precisam tomar.
O Coaching foca em ajudar outras pessoas a aprender como elas podem continuar se auto-desenvolvendo. É baseado em perguntas e não conversas, que provocam reflexões e não determinam direções que devem ser tomadas, fazendo com que as pessoas se sintam comprometidas com seus objetivos.
Em termos gerais, o propósito é aumentar a eficiência, expandir os pensamentos, identificar forças, desenvolver necessidades para estabelecer e atingir metas inspiradoras e desafiadoras. O Centro de Liderança Criativa identificou as 5 principais competências que gestores precisam ter para poder oferecer um coaching eficaz:
1. Construir um relacionamento. É mais fácil aprender com alguém no qual se confia. Os coaches precisam estabelecer limites e construir confiança ao serem claros quanto ao aprendizado e ao desenvolvimento de metas, mostrando bom senso, sendo paciente e cumprindo toda e qualquer promessa ou acordo feito entre as partes.
2. Fornecer Feedback (devolutivas). “Onde você se encontra no momento e aonde quer chegar?” Ajudar os outros a adquirirem autoconsciência é a principal tarefa do coach. Oferecer feedback no momento certo e ajudar a identificar comportamentos que um funcionário gostaria de mudar. O Feedback costuma focar nas lacunas e inconsistências, na performance atual comparada à performance desejada, palavras versus ações e intenções versus impactos.
3. Desafiar pensamentos e crenças. Pensar sobre os pensamentos é uma parte importante do processo de coaching. Coaches fazem perguntas abertas, estimulam soluções alternativas para problemas e incentivam as pessoas a assumirem riscos responsáveis.
4. Apoiar e encorajar. Coaches escutam atentamente, estão abertos a perspectivas dos coachees e permitem que eles expressem suas emoções sem julgamentos. Encorajam os coachees a progredirem em direção aos seus objetivos e reconhecem seus sucessos.
5. Impulsionar resultados. O coaching eficaz resume-se à realização de metas. O coach ajuda seu coachee a estabelecer metas significativas e identifica comportamentos ou passos específicos para que elas sejam alcançadas. O coach ajuda a identificar passos intermediários, mede o sucesso ao longo do caminho e faz com que o coachee assuma total responsabilidade pela realização de seus objetivos.

Redesenhado e traduzido por Phil Magrath do Texto de Candice Frankovelgia, da Center for Creative Leadership.

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